Orgulho

Copacabana celebra a 27ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAP+

Depois de dois anos sem a festa devido à pandemia

Ruas já estão sendo interditadas desde a noite de sábado (26)
Ruas já estão sendo interditadas desde a noite de sábado (26) |  Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio
 

A Parada do Orgulho LGBTQIAP+ volta a acontecer em Copacabana depois de dois anos de hiatus devido à pandemia da Covid-19. Neste domingo (27), a 27ª edição recebeu o tema “Coragem para ser feliz”.

Nos últimos dois anos, a parada aconteceu com atividades virtuais, agora de volta ao presencial, o evento terá atividades a partir das 11h na Avenida Atlântica, na pista da orla, na Rua Sá Ferreira, no posto 5, o desfile acontece às 14h . 

A previsão é que a parada vai da Avenida Atlântica até a altura da Rua Rodolfo Dantas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Parada Do Orgulho LGBTI Rio (@paradalgbtirio)

Esquema de trânsito

A CET-Rio montou um esquema de trânsito especial. Algumas ruas começaram a ser interditadas no sábado (26) a noite. Já neste domingo (27) de manhã, às 7h, foi implantado a área de lazer na via, como acontece nos domingos e feriados. 10h foi interditado mais algumas pistas de acesso à parada. 

A área de lazer da Avenida Atlântica e a interdição da pista junto às edificações serão mantidas até o término do evento.

A CET-Rio contará com cerca de 80 agentes, entre guardas municipais, operadores e apoiadores de tráfego. Alguns painéis de mensagens serão espalhados, informando sobre as interdições e condições de tráfego na região.

Devido às interdições, a CET-Rio pede que motoristas busquem meios alternativos para suas rotas.

Proibições de estacionamento

  • Avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel;
  • Rua Figueiredo de Magalhães, lado direito, entre a Avenida Atlântica e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana;
  • Rua Rodolfo Dantas;
  • Rua Bolívar, entre a Avenida Atlântica e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Segurança reforçada

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, informou que neste final de semana (26 e 27), foi elaborado um planejamento de segurança pública especial. Além da Operação Verão, que reforça o policiamento carioca e das cidades litorâneas do estado, ao menos 500 policiais militares são mobilizados para atuar antes, durante e depois da Parada do Orgulho LGBTQIAP+.

< Confronto entre Espanha e Alemanha é o destaque do 8º dia da Copa Galvão Bueno se diverte com esposa no Catar; ‘Passeio com meu amor’ <